JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE! CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE!  CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CONFIRA: PAGAMENTO EXTRA DO BOLSA FAMÍLIA 2016 É VERDADE OU BOATO?


Nos últimos dias, o Bolsa Família ganhou destaque no noticiário do país após ser envolvido na divulgação de uma informação que não continha nenhuma confirmação oficial do governo. O conteúdo dizia que as famílias cadastradas no programa teriam direito a receber um suposto pagamento extra.

O boato se espalhou rapidamente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens de celular, provocando transtornos em algumas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas.

Por acreditar que a história era verdadeira, muitos beneficiários se dirigiram aos bancos para sacar o dinheiro. Na Paraíba, por exemplo, houve até protesto de pessoas alegando que tinham direito a receber a parcela adicional.

Governo desmente a informação sobre o pagamento do Bolsa Família
A rápida propagação da informação falsa forçou o governo a agir para contornar o problema. Primeiro, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, tratou de esclarecer o boato dizendo que “não existe pagamento extra nem décimo terceiro do Bolsa Família”.

Em seguida, foi a vez da página oficial do Bolsa Família no Facebook desmentir as informações com dois comunicados da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Veja os textos:

Os benefícios do governo federal, como o #BolsaFamília, NÃO têm 13ª parcela! O programa é um complemento da renda e não corresponde a um salário. #FicaaDica”.
bolsa-familia-pagamento-extra-boato-nota-oficial-mdsa

“O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) esclarece que são falsas as informações que circularam nos últimos dias sobre suposto pagamento de parcela extra aos beneficiários do Programa Bolsa Família. O repasse de recursos do programa segue calendário pré-definido, que pode ser consultado no site do MDSA. As informações sobre o #BolsaFamília são divulgadas nos canais oficiais de comunicação do governo federal.

Assessoria de Comunicação Social
As agências da Caixa também esclareceram o boato ao divulgar o comunicado que você pode ver abaixo:

bolsa-familia-pagamento-extra-boato-comunicado-caixa
“Caixa informa:

Senhores clientes:

Sobre os boatos a respeito de reajuste ou valores acumulados a receber do Bolsa Família: não existem valores a receber a mais que os créditos ordinários.

As imagens divulgadas em redes sociais de telas do Portal da Transparência contém o somatório dos repasses de todo o ano.

Não há mudanças no programa, tudo não passa de mais um boato criado por pessoas irresponsáveis, os criadores e quem repassou poderá ser responsabilizado criminalmente.

Não acredite em tudo que é divulgado em redes sociais. A vítima pode ser você!”.
Como o boato surgiu do pagamento do Bolsa Família surgiu

O boato do pagamento extra do Bolsa Família 2016 surgiu através do aplicativo WhatsApp. A mensagem continha um texto com um link para o Portal da Transparência, além de uma orientação para o beneficiário consultar se teria direito a receber o pagamento extra. Veja o conteúdo:

“Pesquisem seu nome. E se a pessoas não sacarem, volta para o governo de novo. Vai estar liberado até o dia 25/11/16. Para quem recebe Bolsa Família, pesquise seu nome através desse link acima para saber se seu nome foi contemplado na lista para receber do governo o valor entre 1.000,00 a 5.000,00 reais. Cada pessoa receberá valores diferenciados. http://www.portaldatransparencia.gov.br/PortalTransparenciaPesquisaFavorecidoPF.asp?Exercicio=2016”

Sobre as informações do Portal da Transparência
Os idealizadores das mensagens utilizaram uma ferramenta oficial para dar força ao boato. O Portal da Transparência é uma página do governo que, entre outros dados, apresenta os benefícios repassados a todos os cadastrados do programa. Qualquer cidadão brasileiro pode acessar o site e fazer uma consulta no Bolsa Família.

O motivo que gerou toda a confusão é bastante simples. Ao abrir o link e pesquisar o seu cadastro no Portal da Transparência, o beneficiário visualizava um valor atribuído ao seu nome.


No entanto, a quantia exibida representa todas as parcelas pagas durante o ano, e não tem nenhuma relação com um benefício extra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário