JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE! CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

JOÃO CARNES - O PONTO CERTO DA CARNE!  CENTRO DE BREJINHO, VISITE-NOS!

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

INSS: Aposentados podem consultar valor da primeira parcela do 13º nesta sexta-feira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera nesta sexta-feira a consulta ao extrato das aposentadorias e pensões de agosto. No extrato também será possível conferir o valor da primeira parcela do 13º salário. Conforme informou o governo federal, os valores começam a ser depositados para os segurados a partir do dia 25 desse mês, e segue até o dia 8 de setembro, de acordo com o número do final do benefício.

De acordo com a Previdência Social, os segurados já devem conseguir consultar ao extrato nesta sexta-feira, porém, o banco de dados estará totalmente disponível para todos os 29,4 milhões de beneficiários até o dia 25 deste mês, quando começam os pagamentos. Quem quiser conferir os valores deve fazer a consulta pela internet pelo portal Meu INSS, no endereço meu.inss.gov.br

Para ter acesso ao serviço, o aposentado ou pensionista precisa cadastrar uma senha para acessar o novo sistema de serviços do INSS. Há relatos de segurados que têm tido dificuldade para conseguir o acesso. A dica é esperar alguns minutos e tentar novamente.

O adiantamento da primeira parcela do 13º salário foi confirmado pelo governo em decreto publicado no final de julho, no Diário Oficial da União. A antecipação é feita desde 2006 aos aposentados e pensionistas. Vale lembrar que a primeira parcela não tem desconto do Imposto de Renda. Os valores só serão descontados na segunda parcela, que é depositada em novembro.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.

Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.

Confira abaixo a tabela de pagamento
Pagamento número final do benefício
25 de agosto 1
28 de agosto 2
29 de agosto 3
30 de agosto 4
31 de agosto 5
01 de setembro 6
04 de setembro 7
05 de setembro 8
06 de setembro 9
08 de setembro 0

Fonte: EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário